segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Ilha Grande - Angra dos Reis - Rio de Janeiro

Olá amigo!

Obrigado por visitar nosso blog! Sinta-se á vontade para comentar nossas postagens e divulgar em suas redes sociais!
Bem, devo dizer que quando visito Ilha Grande, um texto sempre vem à minha mente:  “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, e nenhuma mente imaginou o que Deus tem preparado para aqueles que O amam”.  Para mim, é impossível pensar em um lugar mais lindo do que Ilha Grande. Este paraíso me faz pensar no céu, só que o céu será infinitamente mais lindo e perfeito.
Tivemos oportunidade de visitar a ilha por duas vezes. Uma em maio de 2009 e outra em dezembro de 2011.
Saímos de Hortolândia (interior de SP) de madrugada e levamos cerca de 6 horas até chegar em Angra dos Reis. Em Ilha Grande não são  permitidos carros, motos, e nenhum veículo (exceto autoridades, como bombeiros, policia, etc). Isso conserva o aspecto natural da Ilha J
Por isso é necessário deixar o carro em Angra dos Reis, e fazer a travessia por barco, até a ilha. (Para quem vem do Rio, há outros portos em que se pode embarcar para ilha Grande: Mangaratiba e Conceição de Jacareí)
Era por volta das 06:30 da manhã quando chegamos em Angra dos Reis. Procuramos um estacionamento para deixar o carro. Já tínhamos pesquisado antes na internet, e o estacionamento escolhido foi o “Dois Irmãos”, que fica na rua do cais. Escolhemos este estacionamento porque era o mais próximo do cais onde embarcaríamos para a ilha, já que era o mesmo preço em relação aos outros: R$ 20,00 por dia em vaga descoberta e R$ 30,00 em vaga coberta. Porém, o estacionamento estava fechado, e ficamos sabendo que abriria ás 07:00 hrs.  Demos uma volta por ali, para tentar encontrar um banheiro, pois havíamos dirigido a noite toda. Porém todo o comércio ao redor ainda estava fechado, e os banheiros públicos também. Só abrem ás 09:00 hrs, o que achamos um absurdo!
Ás 07:15 chegou o funcionário do estacionamento e entramos para guardar o carro ali. Que PÉSSIMO atendimento recebemos!!!! Eu estava super apertada e pedi para usar o banheiro do estacionamento, mas o homem disse que não estava encontrando a chave (Mas percebemos que ele estava com má vontade de procurar). Sabe aquele tipo de funcionário que deve ser muito mal remunerado e está de saco cheio de trabalhar, e trata os clientes como se tivessem atrapalhando as horas de sono dele?? Pois é. Perguntamos para ele onde ficava o porto para embarcar para a Ilha e ele resmungou uma informação bem sem-vergonha. Ele disse: “estou indo para lá, se quiserem, levo vocês.” Aceitamos, pois tínhamos malas pesadas, mas quando ele viu as malas, desistiu e disse: vocês podem ir andando mesmo, é logo ali.
Fiquei super irritada. 5 dias depois, quando viemos buscar o carro, o atendimento foi pior ainda. Nosso carro nem estava lá, tivemos que esperar quase uma hora, até o indivíduo levar meu marido até o lugar onde estava o carro, um galpão velho, descoberto, e super longe dali, onde não havia ninguém vigiando. Foi o cúmulo do desrespeito ao consumidor. Deu vontade de não pagar! Fiz questão de tirar uma foto da fachada do lugar, para que você, amigo, passe bem longe deste estacionamento, a não ser que queira receber um péssimo atendimento:

Estacionamento Dois Irmãos, onde fomos muito mal atendidos! Não deixe seu carro aqui!
Há estacionamentos públicos e gratuitos em Angra. Alías, bem do lado do estacionamento Dois irmãos havia um. Não sabemos quão seguro é, e se há regras de horários, mas caso queira, informe-se ali. Havia uma placa no local, mas não tivemos tempo de ler, pois estávamos procurando o estacionamento.
Após deixarmos o carro, nos dirigimos até o cais, para comprar a passagem e embarcar para Ilha. Existem três opções de transporte: O Catamarã (que foi a que utilizamos), a Barca e os Saveiros. A vantagem de pegar a Barca é que é bem mais barato (cerca de R$ 7,00) porém a travessia é bem lenta (1h e 30min), e o horário de saída é 13:oo hrs. Decidimos pegar o Catamarã, que saía ás 08:00 hrs. Pagamos R$ 25,00 na passagem (só ida) cada um. Para consultar preços atuais veja aqui

O Catamarã faz a travessia bem rápido – 45 minutos

Interior do Catamarã

Chegamos na Ilha!
O Cais estava cheio de turistas que estavam esperando para embarcar de volta para Angra.

Começamos a andar pela Vila do Abraão, a procurar então pela nossa pousada: a Pousada Mãe Natureza, que pertence á dona Margarida – uma senhora muito simpática, nos tratou tão bem que nossa raiva passou (vou explicar o porquê da raiva). Havíamos comprado uma promoção (destas de Groupon) para passar 5 dias na Ilha, hospedados na pousada Toca do Guaiamum. O preço foi 150,00 reais por duas diárias. Comprei dois cupons. Com uns 7 meses de antecedência fizemos nossa reserva.  Quando faltavam umas duas semanas para viagem, tentei ligar para confirmar, mas ninguém atendia ao telefone, em nenhum horário. Começamos a ficar assustados. Aí veio a ideia de encontrar na internet uma pousada que ficasse na mesma rua, e ligar, perguntando e se sabiam de alguma coisa. Pois bem! Fomos informados que a pousada havia fechado! E quem tinha comprado os cupons, estavam encaminhando para as pousadas vizinhas. Mas o pessoal da pousada Toca do guaiamum nem sequer teve o trabalho de nos ligar e avisar. Descobrimos que a pousada Mãe Natureza estava recebendo alguns destes hospedes, e ligamos lá. A dona margarida foi tão atenciosa, que ficamos mais tranquilos quanto a nossa hospedagem. E depois de passarmos os 5 dias lá, vimos que saímos ganhando. A pousada mãe natureza (apesar de ficar um pouquinho mais afastada do Cais) era bem melhor. O Café da Manha show de bola, e os quartos bem arejados, além do atendimento que foi nota dez. Recomendamos.

Há um deck para tomar café

A dona Margarida faz bolos deliciosos

A pousada não tem vista para o mar, mas fica em meio a mata, o que também é legal.

Caso queira economizar, também é possível ficar em campings na ilha. Fizemos isso em maio/2009. Ficamos no camping Raio de sol.  Fomos bem tratados e a estrutura do camping é boa. Com banheiros, chuveiros e cozinha para que você mesmo faça sua comida, economizando ainda mais.

Era por volta de 09:30hrs quando terminamos de tomar o café da manha na pousada, e decidimos, mesmo cansados, fazer um passeio de escuna, até a praia do Pouso e Praia de Lopes Mendes. Optamos por este passeio, pois já conhecíamos estas praias, e pensamos que, como a praia do pouso é bem tranqüila (como diz o nome) poderíamos ficar de boa ali, e mais tarde ir andando até a praia de Lopes Mendes.

Praia do Pouso

Sombra e grama nesta praia. Quer coisa melhor? A água é parada.

A escuna saiu do Cais ás 10:00hrs da manha. O valor foi R$ 15,00 por pessoa.
TODAS as agencias da ilha fazem este passeio. É o mais popular da ilha, e o preço é o mesmo em qualquer agencia. É perda de tempo ficar pesquisando na agencias para ver se acha um preço melhor. Todas praticam os mesmos preços. E costuma variar o preço dos passeios aos fins de semana e alta temporada.
Este passeio funciona assim: a escuna vai até a praia do Pouso e todos desembarcam ali. Depois, há uma trilha de dificuldade média (há muitas subidas íngremes) com duração de uma meia hora, até a praia de Lopes Mendes. Há três opções de horários para a volta: 15hrs, 16hrs ou 17 hrs. Voce pode escolher qualquer um. Todas as escunas saem da praia do Pouso.
 Como a praia de Lopes Mendes é uma das mais famosas da ilha, a maioria das pessoas desembarca e já vai direto para Lopes. Nós preferimos ficar na praia do Pouso. Ali tiramos um cochilo e fizemos mergulho. Depois de umas duas horas é que fomos para Lopes.
A praia do Pouso é uma delicia. Além de linda. Super tranqüila. Tem até um hotel fazenda (abandonado) ali. No canto esquerdo da praia há um rio com água doce. Mergulhamos ali. Apesar de a água ser bem clara, não havia muito que se ver. Pouquíssimos peixes e água bem gelada.

Escolhemos o canto esquerdo da praia para mergulhar. Água gelada e poucos peixes

Hotel Fazenda, em Ilha Grande? rsrs pois é...  (só que não funciona)

Nesta praia há um restaurante flutuante, com muitas opções de frutos do mar. Pra quem deseja ter um almoço diferente, é uma boa opção.
(Não comemos ali, pois os preços deviam ser bem salgadinhos. Além disso, o café da manha ainda estava na barriga...)

Restaurante flutuante na praia do Pouso
Depois de passar um bom tempo nesta praia, decidimos ir até Lopes Mendes.

Praia de Lopes Mendes

Uma das praias mais lindas do Brasil!

Areia da praia é branquinha e fofa como maisena

Há muitas pedras no canto da praia. Ideal para fotos

ondas bem fortes - maio/2009

A cor da água é exatamente assim. Azul e clara. Você consegue ver seu corpo quando está dentro da água.

Esta é considerada uma das praias mais lindas do Brasil. A água é muito azul. E é uma das poucas praias de Ilha Grande que possuem ondas (depende bastante da época do ano – em dezembro, as ondas estavam bem calminhas. Já em maio, estavam super fortes, e havia muitos surfistas ali. As fotos acima são todas de maio). A areia da praia, dá vontade de comer, de tão fofa e clara. Parece que você está pisando em maisena..hahaha.

Há uma área com sombra nesta praia para aqueles que desejam fugir do Sol escaldante.
Área com sombra na praia de Lopes Mendes

Não há estrutura nenhuma nesta praia (barracas, hotéis, nada disso. Aliás, em nenhuma praia da ilha Grande há isso, exceto a praia do cais).
Outro fato interessante desta praia é que ela não fica funda. Vc vai andando e a profundidade continua igual. Isso é bom.
Também havia ali um rapaz vendendo bebidas, salgadinhos e biscoitos. Anotei alguns preços para você ter idéia: água – R$ 4,00; Gatorade – R$ 6,00; Biscoito Passatempo – R$ 5,00.

Para os mais aventureiros, além da escuna, há outra opção para chegar a esta praia: por trilha. Quando visitamos a Ilha pela primeira vez, com mais 4 amigos, decidimos fazer a trilha, que sai da Vila do Abraão e vai até Lopes Mendes. Não é muito fácil, só faça isso se estiver com um bom condicionamento físico. Levamos cerca de 4 horas para chegar a Lopes. As paisagens no meio da trilha são de tirar o fôlego.  Há pontos em que se é possível avistar uma boa parte da ilha Grande.

Esta vista é de um ponto da trilha. Meu marido e um amigo subiram no monte pra tirar esta foto e eu  e minha amiga ficamos em baixo. A praia que se vê ao fundo deve ser Aripeba ou Feiticeira;

Foto tirada no ponto mais alto da trilha, sendo possível avistar dali a Vila do Abraão.  Nesta altura já tínhamos andado cerca de duas horas.

A volta, fizemos de escuna mesmo. E mesmo só para voltar, você tem que pagar o mesmo preço do passeio que inclui ida e volta – R$ 15,00 (em 2009)

Depois de passar um bom tempo em Lopes, voltamos para a praia do pouso para esperar pela escuna (era por volta de 15:45). Pegamos a escuna ás 16hrs e voltamos para a Vila do Abraao e procuramos um lugar para comer. Optamos pelo restaurante “Resta 1”, que fica perto da igreja.
Fomos bem atendidos. Pedimos um prato com arroz, feijão, batata frita, salada, peixe, e contra filé. O preço foi R$ 15,00 por prato.

Restaurante Resta 1 - bom atendimento

No segundo dia, decidimos fazer o passeio que dá meia volta na ilha, com os seguintes pontos de parada: Lagoa Azul, Lagoa Verde, Aripeba, Helicóptero naufragado, Saco do céu (para almoço), Praia do Amor e Praia da Feiticeira.
Fizemos todos os passeios (exceto Lopes Mendes) pela agência Água-Viva. Recomendamos. Fomos muito bem atendidos pelo Guinho. Além de indicar os passeios, ele nos deu várias dicas, de onde ir, onde comer etc. Esta agência fica na rua do cais, bem perto de onde se desce ao chegar na Ilha Grande.

O Passeio de meia volta á ilha custou R$ 100,00 por pessoa (á vista, ou R$ 120,00 no crédito). Este passeio é feito de lancha apenas, pois de escuna não dá tempo de visitar todos este lugares num dia só. Na lancha, havia compartimentos para guardar bebidas, além de equipamentos de mergulho (apenas máscara e snorkel – sem nadadeira) de cortesia.
A Lancha saiu do cais ás 10:00 hrs da manhã.

Lancha que nos levou ao passeio de meia-volta à ilha

O primeiro ponto de parada foi a Lagoa Azul.

Lagoa Azul

Que lugar! Faz jus ao seu nome, que se parece mesmo com o cenário do famoso filme que passam incansavelmente na sessão da tarde...hehe
A lagoa azul não é praia. É um lugar onde há algumas ilhas, em que a profundidade tem cerca de 2 a 4 metros, e a água tão azul e clara que até dói o olho. (to brincando...rs)

Este lugar é o sonho de quem ama snorkeling
Durante os cinco dias que passamos na ilha, visitamos a Lagoa Azul três vezes. Isso porque aqui é ponto de parada de vários passeios, e fomos “obrigados”a fazer este sacrifício...rsrsrs. Isso foi ótimo, porque, em três dias diferentes, vimos coisas diferentes. No primeiro dia de mergulho, apesar da água muito transparente, não havia nada de diferente, sabe? Só os mesmos peixinhos que vemos em todas as praias, os sargentinhos com listras pretas.
Já nos outros dias, vimos mais varidade de peixes, estrelas do mar e até uma tartaruga marinha que passou por lá quando já estávamos saindo.

Os sargentinhso gostam de se aglomerar perto do casco da escuna

O próximo ponto de parada foi a Lagoa verde.

Lagoa Verde

Particularmente, gostamos mais da lagoa verde do que da lagoa azul, para a prática de snorkeling. A qualidade da água é a mesma, incrivelmente transparente, nas duas lagoas. Porém na lagoa verde, vimos uns peixes mais exóticos e muitas e grandes estrelas do mar.
Vale muito a pena visitar este local, que também é ponto de parada da maioria dos passeios.
Há muitas destas estrelas na lagoa verde

Este peixe era da cor cinza quando começamos a segui-lo e rapidamente ele ficou desta cor!!!

Consegue ver o peixe camuflado? Ele pensa que me engana! rsrsrs

Depois da lagoa Verde, paramos na Praia do Aripeba.

Praia do Aripeba:
Uma praiazinha bem pequena, e muito linda. (Alias, podemos dizer isso – muito linda – de todas as praias da ilha grande!) Não praticamos snorkeling ali, apesar da água ser bem clara também. Ficamos sentados nas pedras no canto da praia, e na sombra, curtindo a praia, vendo o tempo passar (e quer coisa melhor? J )

Helicóptero
Depois dali, fomos até um ponto no mar, onde houve um naufrágio de um helicóptero. Este ponto, é bem afastado da costa, onde o mar é bem mais pesado, tornando o nado mais difícil. Não dá pra saber ao certo o local do helicóptero. Entao o piloto da lancha disse: “está por aí!! Procurem....” Pulamos no mar e começamos a procurar. Mas que tarefa difícil! A profundidade ali era uns 7 a 10 metros, e não era fácil de vê-lo. Este local é mais indicado para mergulho com cilindro, e ali se faz o “batismo” de muitos mergulhadores. Da superfície se vê pouca coisa. Entao eu achei a calda do helicóptero. Estava solta do resto do corpo. Mas quando chamei os outros para verem, já havia sumido. Com o mar tão pesado e forte correnteza, é fácil perder de vista qualquer coisa. Meu marido também conseguiu ver. Enfim, não deu para ver quase nada ali, e nenhuma foto que vale a pena ser postada.

Saco do céu

Dali fomos para o Saco do Céu, para almoço no restaurante – Refúgio das Caravelas, que pertence aos nativos da região.  Nosso motorista da lancha coletou os pedidos quando ainda estávamos na Lagoa Verde, e passou por radio para o restaurante. Então quando chegamos no restaurante os pratos já estavam prontos, e eles iam chamando pelos nomes, e trazendo na mesa. Nosso pedido foi o Prato Caseiro – arroz, feijão, fritas e frango. R$ 56,00

Restaurante das Caravelas - as lanchas param aqui para almoço

O Almoço

No restaurante há redes para os clientes descansarem, e também um chuveiro com água doce. Para chegar até o local, um guia nativo nos acompanhou, do deck onde descemos da lancha até o restaurante – uma caminhada de + -  300 metros. Chegamos ali para almoçar por volta das 14:00 hrs.
O saco do céu, embora alguns lugares digam que sim, não é indicado para mergulhar. Esta é uma região de manguezais, com água meio barrenta próxima á margem. Este lugar tem seu nome por dois motivos. Primeiro, dizem que ali existem muitas estrelas do mar e segundo, dizem que nas noites estreladas, a água reflete o céu repleto de estrelas, formando uma linda vista. Infelizmente não pudemos comprovar se isto é verdade, mas não parecia em nada com as descrições dos sites.
Depois dali fomos para a Praia do  Amor.

Praia do Amor

Esta praia fica bem pertinho, ao lado, do saco do céu. Há uma pequena casa na praia e poucos peixes para se ver.  O piloto da lancha disse que esta praia contém uma lenda, de que, o casal que se beija ali, nunca mais se separa. Quando ele disse isso, todos os casais que estavam na lancha se beijaram, afinal ninguém queria correr o risco né rsrs ?

A ultima praia a ser visitada foi a Praia da feiticeira.

Praia da feiticeira:

É uma praia bem tranqüila, sem ondas e com poucos metros de extensão. Havia ali alguns vendedores ambulantes, vendendo bebidas, água de coco e açaí.
Nesta praia há uma trilha que leva até a famosa cachoeira da Feiticeira. Infelizmente não pudemos conhecer. A trilha não é fácil. Havia um casal conosco na lancha que disse que não agüentaram ir, desistiram e voltaram no meio do caminho, pois a subida é terrível – mas não impossível.

O passeio acabou e voltamos para a pousada, exaustos.
No dia seguinte, como queríamos muito ir ao Caxadaço e só havia esta parada no passeio que dá a volta toda na Ilha, decidimos fazer este passeio. Este é o passeio mais caro da Ilha: R$ 180,00 por pessoa. É feito de lancha também.

Embarcamos na lancha às 09:00hrs na praia da Vila do Abraão e partimos para o nosso primeiro ponto de parada: a linda praia do Caxadaço!

Praia do Caxadaço

Pense num lugar lindo! Um dos mais lindos da ilha! Se vier a Ilha Grande, você NÃO PODE deixar de ir até o Caxadaço, ainda mais se for para mergulhar. Aqui a água é muito transparente e é possível ter uma visão de até 6 metros de profundidade. Mas mais do que isso, na praia do Caxadaço há muita vida marinha diversa!

Além disso, após mergulhar, dá para se aventurar e pular das pedras que ficam no canto da praia. (Infelizmente, gastamos todos os 40 minutos de parada ali mergulhando, e nao deu para pular)

Veja como foi o mergulho no Caxadaço:

Tartaruga marinha na praia do caxadaço

OBS: Também é possível chegar ao Caxadaço por trilha, caso não seja possível fazer o passeio de lancha. Porém, só faça se estiver em um bom grupo de pessoas, e com guia. A trilha é perigosa, com várias bifurcações, não sinalizada e muitos se perdem.

Depois dali, a lancha se dirigiu até a praia de Dois Rios, mas apenas para tirarmos fotos de longe, pois ali não é ponto de parada de lanchas.

Praia de Dois Rios

Praia de Dois Rios - vista da lancha

Ruínas do presídio na praia - vista da lancha

Praia de Dois rios, dependendo da época do ano, tem boas ondas. É possível chegar a ela por trilha, que sai da Vila do Abraão, e tem cerca de 2 horas de duração. Há alguns poções para tomar banho no caminho. Fomos lá em maio/2009. Nessa época a praia estava com boas ondas.
Uma característica interessante desta praia é que ali há ruinas de um presídio, que foi implodido há alguns anos, que já abrigou o Fernandinho Beira Mar. Hoje nao há mais ninguem ali, mas é possível visitar estas ruínas.
Ruínas do presídio

Cela presídio

A trilha tem pontos de paisagem muito bonitos. Além disso há pequenas corredeiras e poções para nadar ao longo do caminho.

Vista da mata atlântica num ponto da trilha

água muito gelada nos poções

Apesar de haver algumas poucas casas de pessoas que moram ali,  na praia não há nenhuma estrutura (barracas, restaurantes..etc).
É uma praia praticamente deserta, e bem extensa. Como seu nome diz, há dois rios que deságuam nesta praia, um em cada canto.
Água bem gelada e rio fundo.

A praia de Dois Rios

Rio no canto direito da praia

O rio é bem fundo

A próxima parada foi na praia da Parnaióca.

Praia da Parnaióca

Que praia linda! Não é boa para mergulho, possui águas agitadas.
É gostoso ficar ali. Essa praia tem uma onda só, no começo...mas dá para se divertir.

No canto da praia também há um rio. Para nossa surpresa, encontramos ali um pinguim ferido, tadinho.Algumas pessoas de outras lanchas tentaram avisar as autoridades, mas sem sucesso.

O pobrezinho não conseguia sair dali. Não foi possível remove-lo

Dali fomos para a linda praia do Aventureiro.

Praia do Aventureiro

A água aqui é tão cristalina!

Esta é a famosa praia do coqueiro quebrado de Ilha Grande. Você já deve ter visto muito esta foto por aí...

O duro é conseguir tirar uma foto sem os penetras. Este ponto é muito disputado!

O jeito foi ir para o outro lado e tentar tirar uma foto do coqueiro, sem ter tanta gente em  volta...rs
Este coqueiro é o cartão postal da praia do Aventureiro. Mas além do coqueiro, há muita coisa linda ali para se ver. Moram ali algumas poucas familas. A paisagem aqui é inacreditável, muito lindo mesmo. Embora a água seja bem calminha, o piloto da lancha nos disse que ali não tinha muita coisa para se ver (mergulhando). Então decidimos curtir a praia e a água maravilhosa.

Alguma pessoas mergulhavam perto das pedras.

Depois de Aventureiro, paramos na praia dos Meros.

Praia dos Meros

Esta parada foi prometida, pelo piloto da lancha, como o MELHOR lugar para praticar snorkeling em Ilha Grande! E realmente, o mergulho na praia dos meros é imperdível!
Fora a praia em si que é muitooo linda, a vida marinha é bem variada aqui também.
Aqui vimos cobra, tartarugas, além de muitos peixes:

Água com muita visibilidade

A tartaruga - sempre a melhor surpresa!

Este peixe exótico (também visto na Lagoa Verde) muda de cor. Veja na foto abaixo como ele ficou

Ele brilha! Lindo d+ !

Dali fomos para a praia grande de Araçatiba - para almoço.

Praia Grande de Araçatiba

Aqui é ponto de parada das lanchas para almoço. Chegamos nesta praia por volta das 14hrs. Apesar de muitas lanchas pararem nesta praia, a água não é suja, e é possível ver de cima, os peixes dentro da água,

Nesta praia há muitos restaurantes

Mesmo aqui a água também é bem limpa

Ficamos aguardando nosso almoço no restaurante Do Convés, que demorou quase 1 hora para ser servido!! A comida é boa, mas realmente a demora incomodou.

Preço deste prato - R$ 48,00 (strogonoff de frango, arroz e fritas)
Enquanto aguardávamos, apareceu perto das pedras uma tartaruga marinha. Consegui tirar uma foto dela bem quando ela tirou a cabeça pra fora pra respirar.

Neste passeio ainda há paradas (apenas panorâmicas) nas Praias de Provetá (praia onde há uma comunidade quase que exclusivamente formada por Evangélicos) e Vermelha (onde houve aquele terrível acidente em Ilha Grande, com desmoronamento e algumas mortes em 2009)

E assim se encerra o passeio de volta à Ilha Grande.

No dia seguinte, aproveitamos para conhecer algumas ilhas de Angra dos Reis. Este passeio é feito de escuna, e também sai do Cais de Ilha Grande. O preço é de R$ 50,00 por pessoa.

Ilhas Botinas (Angra dos Reis)

Saindo do cais de Ilha Grande, demora +- uma hora até chegar ao primeiro ponto de parada - as Ilhas Botinas. A Escuna para há uns 100 metros das ilhas, numa profundidade de 6 a 7 metros.
Estas Ilhas são conhecidas como ilhas gêmeas e são um dos cartões postais de Angra dos Reis.

As Ilhas Botinas, também chamadas de Ilhas Gêmeas

O Mergulho aqui foi excelente, com muito boa visibilidade e variedade de peixes.

Baiacú

Depois a escuna vai para Cataguases. No caminho, se passa por várias casas de pessoas famosas. Angra dos Reis tem 365 ilhas. E muitos artistas tem casas nestas ilhas.

Casa amarela com listras pretas pertence a Viviane Senna. A casa branca pertence ao Didi. E casa ao lado pertencia ao Mussum.

Casa pertence ao Roberto Marinho

Cataguases - Angra dos Reis

Esta ilha é paradisíaca. As escunas só podem permanecer nela por até uma hora. A maioria das pessoas fica no aglomerado. Nós tentamos nos distanciar um pouco, para mergulhar, e tivemos sucesso. A água é bem cristalina e havia muitos peixes variados. Mas é preciso ficar de olho. A escuna vai embora e te larga lá se você esquecer da vida mergulhando.

Na parte de trás da ilha há muitas pedras e poucas pessoas. Ideal para praticar snorkeling

Nunca tinha visto um destes ao vivo. Fui me aproximar para tirar a foto, e olha o que ele fez:

Ele abre as "asas" com estas cores que significam: venenoso.

Pepino do mar

Conclusão

Ilha Grande é um dos lugares mais lindos do Brasil. Vale a pena conhecer! Há muitas outros pontos para se visitar, além destes listados acima. Como as ruínas do Lazareto, muitas outras praias, Vários poções e cachoeiras! Reserve pelo menos uma semana neste paraíso e aproveite!!!!

A Igrejinha era branca em 2009. Detalhe: olha a cor deste céu!!!
Em 2011

Rua do cais. Há varias agencias de passeio nesta rua

Praia do Abraãozinho

O Pico do Papagaio - o ponto mais alto da ilha. Para quem curte, há uma trilha que vai para lá. São 983 metros!

estes saguizinhos se aproximam dos turistas em busca de comida (Trilha para Lopes Mendes)

Há muuuuuitas opções de hospedagem em ilha grande

Ilha Grande está no roteiro de muitos cruzeiros